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A pluralidade dos textos

Foto do escritor: Bruna GriebelerBruna Griebeler

Quando falamos de escrita, copywriting e criação de conteúdo temos uma gama de tipos textuais. E nem todos servem para tudo.


pessoa escrevendo em um caderno
Fonte: Canva

Menos burocracia, mais conexão


Através das palavras, geramos relacionamentos. Quando vem redigido, mais ainda. Pois é algo que fica ali, parado, olhando pro leitor. Diferente de quando falamos, que as palavras podem acabar sendo esquecidas ou, até mesmo, nem percebidas.


O texto dá a chance da pessoa voltar várias vezes. Por isso, precisa ser escrito com zelo e com conexão genuína.


Fuja da burocracia, de conteúdos chatos e scripts repetitivos. 


Para isso, é preciso conhecer quem está do outro lado do texto, como ele encara a vida, o que é, para ele, praticidade, quanto tempo tem para ler. Entre diversos outros aspectos considerados numa pesquisa pré-textual.


Fala com todos, fala com ninguém


Não gaste tempo escrevendo para todo mundo. Pois não é o mundo todo que terá acesso aos seus textos. É um grupo nichado, pequeno, específico. Por maior que seja.


Precisamos ter essa consciência a todo tempo. Em todas palavras que escolhemos. Nos formatos que optamos.


a pluralidade dos textos
Fonte: Canva

Tipos de textos


No mundo corporativo, temos diversos textos que podem ser utilizados. A depender da estratégia. Do que precisamos naquele determinado momento. 


Internamente, podemos usar:

  • Comunicados internos.

  • Relatórios.

  • Jornal da empresa.


Externamente, existem:

  • Sites.

  • Blogs.

  • Cartas para clientes.

  • Newsletters.

  • E-mail marketing.

  • E todas as redes sociais.


Lembre-se, os colaboradores também estarão atentos aos conteúdos externos.


Abrace a sua magia!


menino deitado lendo em frente ao rio
Fonte: Canva

Para abraçar, de verdade, o que tem de mais lindo aí dentro da sua marca, a Abrace está pronta para fazer a produção textual. E toda a pesquisa prévia. Para identificar o que faz sentido.


O que é mágico para o seu concorrente, pode não ser por você. Fuja do óbvio! Tenha uma comunicação original e intencional.

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