Quando falamos de escrita, copywriting e criação de conteúdo temos uma gama de tipos textuais. E nem todos servem para tudo.
Menos burocracia, mais conexão
Através das palavras, geramos relacionamentos. Quando vem redigido, mais ainda. Pois é algo que fica ali, parado, olhando pro leitor. Diferente de quando falamos, que as palavras podem acabar sendo esquecidas ou, até mesmo, nem percebidas.
O texto dá a chance da pessoa voltar várias vezes. Por isso, precisa ser escrito com zelo e com conexão genuína.
Fuja da burocracia, de conteúdos chatos e scripts repetitivos.
Para isso, é preciso conhecer quem está do outro lado do texto, como ele encara a vida, o que é, para ele, praticidade, quanto tempo tem para ler. Entre diversos outros aspectos considerados numa pesquisa pré-textual.
Fala com todos, fala com ninguém
Não gaste tempo escrevendo para todo mundo. Pois não é o mundo todo que terá acesso aos seus textos. É um grupo nichado, pequeno, específico. Por maior que seja.
Precisamos ter essa consciência a todo tempo. Em todas palavras que escolhemos. Nos formatos que optamos.
Tipos de textos
No mundo corporativo, temos diversos textos que podem ser utilizados. A depender da estratégia. Do que precisamos naquele determinado momento.
Internamente, podemos usar:
Comunicados internos.
Relatórios.
Jornal da empresa.
Externamente, existem:
Sites.
Blogs.
Cartas para clientes.
Newsletters.
E-mail marketing.
E todas as redes sociais.
Lembre-se, os colaboradores também estarão atentos aos conteúdos externos.
Abrace a sua magia!
Para abraçar, de verdade, o que tem de mais lindo aí dentro da sua marca, a Abrace está pronta para fazer a produção textual. E toda a pesquisa prévia. Para identificar o que faz sentido.
O que é mágico para o seu concorrente, pode não ser por você. Fuja do óbvio! Tenha uma comunicação original e intencional.