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Branding sensorial: despertando os cinco sentidos na sua marca!

Foto do escritor: Abrace ComuniqueAbrace Comunique

No mundo do marketing, a capacidade de envolver os clientes vai muito além do visual. Ao explorar os cinco sentidos - visão, audição, tato, olfato e paladar - as marcas podem criar experiências que se destacam para os consumidores.



colagem de uma mulher sem cabeça e com uns peixes e algumas flores em volta
Fonte: Canva

Paladar


Sabe quando você vai naquele consultório que tem um cafezinho delicioso e umas bolachas ou balas para ficar beliscando? Isso é uma estratégia de marketing para o cliente ter a sensação que o tempo de espera passa mais rápido.


Muitos salões de beleza e clínicas de estética também utilizam essa tática. Mas, independente do setor, você pode conquistar o seu cliente pelo paladar sem ser um restaurante.


Olfato


Os aromas têm o poder de evocar memórias e emoções. O nosso olfato está ligado diretamente com as nossas lembranças.


Ao introduzir aromas agradáveis e reconfortantes em um espaço, as marcas podem criar uma atmosfera acolhedora e estimulante, deixando uma impressão duradoura nos clientes.


Quando o olfato é trabalhado de maneira correta, toda vez que o cliente sentir determinado cheiro, vai lembrar da sua marca. Um exemplo disso é a Melissa que tem um cheiro muito característico.


Nossa recomendação é que você busque um profissional de identidade olfativa para fazer um aroma personalizado para o seu segmento.


Audição


mulher de costas escutando musica com um headphone
Fonte: Canva

Você sabia que a música pode fazer com que uma pessoa permaneça mais ou menos tempo no seu estabelecimento?


A música e os sons associados a uma marca conseguem criar uma atmosfera envolvente.


Uma trilha sonora cuidadosamente selecionada em uma loja ou em um vídeo promocional pode influenciar o humor e o comportamento dos clientes, criando uma conexão emocional.


Visão


A visão é muitas vezes o primeiro sentido a ser envolvido ao interagir com uma marca. Uma estética visualmente atraente, seja através do design do logo, embalagens de produtos ou o layout do site, pode capturar instantaneamente a atenção dos consumidores e transmitir a personalidade e os valores da marca.


Por esse motivo, é a mais desenvolvida pela empresa.


Mas vá além desses pontos. Estimule esse sentido a partir da disposição dos seus móveis, da sua decoração e da sua vitrine - caso você tenha uma.


Os supermercados trabalham muito bem o lugar de cada produto para que você compre o que não estava na lista e ainda leve o mais caro.


Tato


A maioria das companhias acham esse sentido o mais difícil de ser explorado.


Mas o toque desempenha um papel importante na percepção da qualidade e do valor de um produto. E até mesmo de um serviço!


Ao escolher materiais de alta qualidade e texturas agradáveis ao toque em embalagens ou produtos físicos, as marcas podem transmitir uma sensação de luxo e sofisticação aos clientes.


No caso de serviços, você pode dar ao cliente essa sensação disponibilizando cadeiras confortáveis, com uma textura agradável e, até mesmo, uma mantinha no frio.


Abrace a sua magia!


corações de marshmallow em cima de um tecido branco
Fonte: Canva

Ao explorar o branding sensorial, as marcas podem criar experiências multissensoriais que envolvam os clientes.


Ao incorporá-los em sua estratégia de marketing, a sua marca pode se diferenciar da concorrência e criar vínculos emocionais com seus clientes. E, assim, viver o extraordinário!

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